Tudo sobre Bob Marley !

Quem é que nunca ouviu Is this love, Bad Boys, One Love ou qualquer outra canção do musico de reggae mais famoso de todos os tempos ? 
Quem é que nunca ouviu Is this love, Bad Boys, One Love ou qualquer outra canção do musico de reggae mais famoso de todos os tempos ? 

       Bob Marley nasceu em Saint Ann no interior de Jamaica 6 de fevereiro de 1945. Foi um cantor, guitarrista, compositor jamaicano. A maior  parte do seus trabalhos lidava com o dos pobres e oprimidos. Bob  teve doze filhos onde Ziggy, Stephen, kymani, Julian e Damian quiseram seguir o mesmo caminho musical que seu pai. Maley começou suas experimentações musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia.  O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica.

         Em 1976, dois dias antes de um show gratuito Bob Marley foi baleado. Ele sofreu ferimentos leves no braço e no tórax e acredita-se que o tiroteio teve motivações políticas. O concerto foi visto como um gesto de apoio ao primeiro-ministro, e supostamente Marley foi alvo dos defensores do partido conservador da Jamaica. Embora a polícia nunca tenha pego os atiradores, pessoas desconhecidas "acertaram as contas" mais tarde com eles nas ruas de Kingston.

     Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya e onde também foi preso pela posse de um cigarro de maconha.  Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta, suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional, fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris.

O porque da Morte de Bob!

      Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, onde achou que teria sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu, mas na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele.  Médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança, na verdade, a preocupação de Bob era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas rastas. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas e sua doença foi revelada para seu público.
       Segundo seu filho Ziggy Marley, Bob se converteu ao cristianismo antes de morrer, em 1977. O motivo seria o de que, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. O próprio Ziggy ainda tenta espalhar o legado de seu pai, com ideais e raízes do rastafarianismo e do reggae, mas com um entendimento cristão.
    O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
     
       Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.

      A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros. Também deu a ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. É considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo. Após a sua morte, a data de seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.

BOB foi um cara muito importante para seus irmãos. Com sua música, suas idéias e seu baseado, ele espalhou pelo mundo a filosofia Rastafari . A Jamaica saiu do anonimato e começou a aparecer para as pessoas do "mundo civilizado".

Comentários

  1. Amo as frases do Bob Marley *-* então flor, eu me removi do seu blog, pra mim mudar a letra vc vai ter q me convidar dnovo, rss

    ResponderExcluir
  2. As frases e músicas dele são lindas, sou, tipo, viciada :-)
    simplismentemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adoro bob marley ele e demais ele e muito bom em tudo qe faz ele e muito masa adoro eleeeee

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas