5 bandas que mudaram o rock

1º: Elvis Presley: O galã da década de 50 foi e é até hoje chamado de Rei do Rock, apesar de muitos discordarem. Elvis foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. O astro começou como músico em 54, quando gravou algumas canções de forma experimental. Mas mal sabia ele que nesse mesmo ano ele estouraria nas rádios e alcançar sucesso absoluto. Com apenas dois anos de carreira, Elvis se tornou sensação internacional. Na década de 70 o músico se tornou dependente de medicamentos, o que acabou culminando em morte. Mas como diz a polêmica, Elvis Não Morreu. 


2º: The Beatles: Com jeito de meninos certinhos e bem nerds, os Beatles fizeram história como um dos grupos mais bem sucedidos e aclamados da história do rock. A banda foi formada em 57, quando ainda eram conhecidos como The Quarrymen, nome dado em homenagem à escola em que estudavam, Quarry Bank School. Somente em 60 surgiu o nome pelo qual são conhecidos mundialmente até hoje. O grupo foi o primeiro do rock a compor músicas com temáticas infantis, como “Yellow Submarine”. Eles enceraram a carreira em 70, e o motivo do fim é até hoje bastante discutido.

3º: Pink Floyd: Em se tratando de rock progressivo e psicodélico, o Pink Floyd é um dos grupos mais relevantes. Formado em 65, o conjunto se tornou um dos mais influentes e bem sucedidos comercialmente da história, chegando a vender mais de 200 milhões de álbuns. A banda se distanciou em 96, passando por conflitos internos. Após quase duas décadas sem se apresentar, o Pink Floyd se reuniu em 2005, para um único show.


4º: Led Zeppelin: Foi uma das bandas de rock que mais marcaram o rock mundial, considerada uma das que mais vendeu álbuns em toda a história do gênero, somando mais de 300 milhões cópias em todo o mundo. O grupo teve início em 68, e conseguiu colocar todos os álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard. O fim dos lendários astros do rock se deu em 80. Porém, eles se reuniam em ocasiões especiais, como por exemplo, o Live Aid em 85, quando foi criado o Dia Mundial do Rock.

5º: Nirvana: O grupo ficou famoso com o estilo alternativo das composições. O som desenvolvido por eles passava de calmo a barulhento, com refrões pesados e dinâmicos.  A banda teve início em 87, e o vocalista Kurt Cobain explicou que “queria um nome que fosse uma espécie de bonito ou agradável e bonito em vez de um nome punk rock mesquinho, obsceno”. Porém, as atividades tiveram breve duração, devido ao suicídio de Kurt em 94. O músico era viciado em heroína.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas